Slide

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Porque os jogos que baixo pela internet não funcionam no meu aparelho Android?





1. Todos os jogos foram desenvolvidos para funcionar com o mínimo de *hardware e **software possível pra o bom desempenho.


* Hardware: capacidade do processador (Chipset), GPU (placa gráfica), quantidade de memória RAM e ROM, qualidade da tela (tamanho e resolução), sensores ( acelerômetro e giroscópio)

** Software: GPU ( desenvolvimento de aceleração gráfica ) , tela ( nº de toques simultâneos) e Versão do Android instalada:
  • 1.5:Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010) 
  • 1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010) 
  • 2.0 - 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010) 
  • 2.2: FroYo (Frozen Yogurt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011) 
  • 2.3: Gingerbread (versão lançada a 6 de dezembro de 2011)
  • 3.0 - 3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
  • 4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011) 
  • 4.1 - 4.2: Jelly Beam


2 .  Antes de sair perguntando em sites,blogs e paginas do Facebook se o jogo pega no seu aparelho, tenha em mente que o administrador não possui centenas de aparelhos diferentes a disposição para testar o jogo e poder te responder, mas existem sites,blogs e paginas do Facebook que trabalham com aparelhos específicos e pode ser q algumas delas trabalhe com o mesmo aparelho que você tem eles com certeza vão poder tirar todas as suas duvidas:


O Blog Android Passo a Passo trabalha com aparelhos de media e alta capacidade para testar os jogos, aparelhos compatíveis com a maioria dos jogos atuais e também  com os parceiros:


3. Antes de tentar baixar ou fazer qualquer pergunta em sites, blogs e paginas do Facebook verifique a compatibilidade do jogo com seu aparelho basta visitar a pagina da googleplay e entre no link do jogo e abaixo você verá se é compatível ou não com seu aparelho.

Veja o exemplo abaixo:








NOTA: mesmo sendo incompatível na googleplay a maioria dos jogos Crackeados podem rodar na maioria dos aparelhos incompatíveis (se seu aparelho aguentar o jogo)




4.  Se você baixou algum jogo para seu Android pela internet, já deve ter se deparado com alguns termos e arquivos com nomes bem diferentes, veja a diferença e maneira correta de usa-los:
  • APK:
Esse nome vem de Android Package, é uma forma de 'zip' para android, ou seja, ele é um arquivo compilado, que é usado para se instalar programas no android de forma paralela a Google Play. Ele pode ser um programa criado por um usuário, ou ser um backup de um já existe.

Para instalar um APK basta colocar em um lugar fácil de encontrar em seu aparelho Android (pasta download, por exemplo) clicar duas vezes sobre ele ate aparecer a opção instalar.

Muitos aplicativos na Google Play são pagos, o que é um obstáculo para muita gente que os deseja, dessa forma ha inúmeros programas que convertem um aplicativo instalado em um APK, para que possa ser compartilhado entre as pessoas. 

Por esse motivo, vários desenvolvedores estão usando certificado de validação, ou seja a pessoas instala e tem que se conectar ao servidor para ver se o aplicativo foi conseguido licitamente, ou caso contrario ele é bloqueado.
  • Pasta OBB;
Dentro da pasta OBB fica o arquivo completo do Jogo compactado no formato .obb, os novos jogos estão sendo disponibilizados nesse formato pois não existe perda de arquivos durante a transferência de download, o arquivo OBB só funciona dentro da pasta OBB não podendo ser colocado em outro lugar  pois isso implicaria  na falta de leitura do arquivo pelo seu sistema Android.

Para saber se o arquivo é OBB basta verificar se dentro da pasta contem apenas 01 arquivo com a extensão (.obb) veja no exemplo a baixo:

o Jogo RealBoxing tem arquivo OBB




  • Pasta DATA;
DATA é o nome em Inglês para “Dados” , dentro dessa pasta ficam todos os dados descompactados do jogo ou aplicativo, dentro da pasta DATA de um jogo existem varias outras pastas e arquivos que são necessários para o funcionamento em seu aparelho Android,  os arquivos DATA de um jogo ou aplicativo, são colocados dentro da pasta “data”  de seu Android. Veja o exemplo abaixo:

o jogo FIFA 2012 tem uma pasta DATA



Em alguns casos os arquivos DATA podem ser colocados em pastas diferentes dependendo do desenvolvedor do jogo (Exemplo: pasta Gameloft, pasta EA etc...) para saber o local correto sempre leia os tutoriais com atenção.


5.  Como já foi dito todos os jogos foram feitos para funcionar com o mínimo de Hardware e Software abaixo uma lista dos principais motivos para o jogo não ser compatível com seu aparelho:
  • Tamanho e resolução da tela:

Um jogo desenvolvido para uma resolução alta (1080x1920: Galaxy S4 por exemplo) não vai funcionar em um aparelho com resolução baixa (320×240: Galaxy Y, Galaxy Pocket por exemplo) e vice versa se um jogo antigo feito para uma resolução baixa não vai funcionar corretamente em um aparelho com resolução muito alta.
A resolução define a altura e a largura da tela.


Segue a lista das principais resoluções:

QQVGA (160×120)
HQVGA (240×160)
QVGA (320×240):
WQVGA (400×240)
HVGA (480×320):
VGA (640×480)
WVGA (800×480)
FWVGA (854×480)
SVGA (800×600)
DVGA (960×640)
Existem outras resoluções bem maiores como 1080x1920: Galaxy S4
Link para postagem completa sobre resoluções Clique AQUI

  • Capacidade do processador (Chipset) e Incompatibilidade:
Existem vários modelos diferentes de Chipsets instalados nos mais variados modelos de Smartphones / Tablets:

Exemplo: Exynos, Qualcomm, Intel Atom, Cortex, Armv, Tegra

Todos os Chipsets receberam novas versões por exemplo: ArmV6  (antigo) ArmV7 (mais recente)  um aparelho com ArmV6 instalado não vai conseguir rodar um jogo desenvolvido para ArmV7 pois não tem a mesma capacidade de processamento de dados.

Existe também a incompatibilidade entre Chipsets de marcas diferentes, jogos  desenvolvidos para o Chipset Tegra não vai rodar em um aparelho com Chipset diferente deste.

Existe também o problema de velocidade do Chipset, um aparelho com um processador de 500mhz dificilmente vai conseguir rodar um jogo como “Batman o cavaleiro das trevas”  sem travar ou dar lag , o ideal na hora de escolher e comprar um aparelho com a finalidade de “jogar” seja no mínimo um processador de 1.2 Ghz

  • Memória RAM e ROM

A memória RAM é responsável de armazenar o Cache dos aplicativos e jogos. A quantidade de memória RAM vai influenciar diretamente na velocidade de execução dos jogos, um aparelho com pouca memória RAM com certeza vai apresentar travamentos e lentidão na hora executar um jogo, o ideal para você ter o mínimo de desempenho é ter 512mb de RAM instalados em seu aparelho Android.



A memória ROM ( mais conhecida como Memória Interna ) é responsável pelo armazenamento de dados dos jogos e aplicativos que você baixar, um aparelho com pouca memória interna com certeza vai te deixar na mão se você quiser um jogo como “Modern Combat 4” que tem 2Gb de tamanho total. Muitos aparelhos tem um bloqueio para um melhor desempenho é só podem armazenar jogos diretamente na Memória ROM (Memória Interna) , aparelhos como: Galaxy TAB, Galaxy S, Galaxy S1, Galaxy S2, Galaxy S3, Galaxy S4, Motorola Razr entre outros, entre esses aparelhos escolha sempre com o maximo possível de Memória Interna se você quiser usa-los com intuito de JOGAR.



Seu aparelho não tiver a Opção “Mover jogo para SD” isso quer dizer que você só poderá encontrar a “pasta Android” com OBB e DATA na sua memória interna e deverá fazer todo o procedimento na memória ROM.



  • GPU (placa gráfica)

A GPU interfere na qualidade de processamento gráfico.



Alguns jogos têm versões baixadas em determinados aparelhos com GPU especifica e disponibilizados para download pelos usuários, dessa forma o jogo que você baixar pode ter o desempenho gráfico inadequado para um aparelho com GPU diferente ficando com gráficos de baixa qualidade ou simplesmente pode nem abrir em seu aparelho. Certifique-se de baixar a versão da DATA ou OBB compatível com sua GPU.



Para descobrir a sua GPU você precisa fazer Benchmark com algum app especifico por exemplo: AnTuTu Benchmark



Principais GPUs: Malli, Power VR, Nvidia Tegra

  • Versões do Android:

Antes de baixar e instalar verifique a versão do Android instalada em seu Smartphone / Tablet é compatível com o jogo, verifique no tutorial qual a versão Android o Jogo necessita.

Para descobrir a versão do seu Android acesse as Configurações>>>Sistema>>> Sobre o Smartphone/Tablet >>>Versão do Android


Dica:
Antes de iniciar um jogo o ideal é que você Reinicie (desligar e ligar) seu Smartphone/Tablet para poder Zerar o uso de Memória RAM e aplicativos abertos em 2º plano dessa forma você vai  poder executar o Jogo com um desempenho muito melhor



Se você viu algum erro na matéria ou quiser acrescentar algum detalhe faça um comentário